Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 12/12/2017

12 de Dezembro de 2017

Pastoral da AIDS lança campanha em defesa do SUS

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

12 de Dezembro de 2017

Pastoral da AIDS lança campanha em defesa do SUS

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

01/12/2017 11:48 - Atualizado em 01/12/2017 11:48
Por: Cláudio Santos (Coordenador Vicarial para a Caridade Social Vicariato Episcopal Norte)

Pastoral da AIDS lança campanha em defesa do SUS 0

"SUS é saúde" é o tema a ser trabalhado pela Pastoral da Aids na campanha do dia mundial de Combate à AIDS, neste 1.º de dezembro. A data é oportuna para o estabelecimento de redes e parcerias com outras organizações de luta contra a Aids e com os serviços públicos de saúde. Nesta data a pastoral convida seus agentes a participarem das mobilizações em cada local e região do país onde as equipes estão organizadas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Segundo a lei do SUS, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Essa garantia exige do Estado a formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde para a sua promoção, proteção e recuperação.

Para Maria Lúcia Rodrigues Souza, coordenadora da Pastoral da AIDS da Conferência Episcopal Regional Leste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o atendimento no SUS deveria ser acessível e de qualidade para todos os brasileiros:

"O SUS é uma conquista e um patrimônio do povo brasileiro e deve ser aperfeiçoado para garantir o acesso de todos os brasileiros, pois promove a saúde da população, sendo, inclusive, uma referência para outros países do mundo, graças a uma legislação avançada que prevê a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas", afirmou. 

Os avanços da ciência, o esforço de gestores e o empenho da sociedade civil fizeram da AIDS uma doença tratável. Com o conhecimento e as tecnologias, é possível viver com qualidade mesmo sendo pessoa com HIV. Segundo a pastoral, o SUS é quem garante estes avanços e apoiá-lo é apoiar a resposta brasileira contra a aids. 

Ainda de acordo com Maria Lúcia, para melhorar a qualidade de vida e evitar novas infecções e óbitos por causa da AIDS é preciso fortalecer e ampliar a rede de cuidados:

"Atenta às necessidades das pessoas que vivem com HIV, a Pastoral da AIDS tem como missão trabalhar na prevenção e contribuir com a contenção da epidemia, envolvendo os cristãos e a sociedade em geral na luta contra a AIDS. A pastoral estimula atividades de orientação, prevenção, conscientização, diagnóstico precoce, solidarização e tratamento da infecção por HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Em comunhão com a Igreja, buscamos evangelizar homens e mulheres revelando o amor misericordioso de Deus pelos doentes, sem preconceitos. A responsabilidade é de todos nós!", concluiu.

Para marcar a data, a Pastoral da AIDS promoverá, neste sábado, no Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, o lançamento da campanha no regional que contará com a presença do bispo referencial da pastoral da AIDS no Regional Leste 1 e Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Resende Dias, e do reitor do santuário, padre Omar Raposo, além de agentes da pastoral, profissionais da saúde e de entidades de defesa do SUS. 

A programação do evento contará com a celebração da missa, às 8 horas, seguida do lançamento da campanha 'SUS é saúde' e apresentação do grupo de pagode Ressurreisamba, que leva a mensagem cristã com muito samba e descontração.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.