Arquidiocese do Rio de Janeiro

35º 27º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/01/2018

17 de Janeiro de 2018

Trezena: ‘Comunicar coisas boas’

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Janeiro de 2018

Trezena: ‘Comunicar coisas boas’

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

09/01/2018 18:05 - Atualizado em 09/01/2018 18:06
Por: Nathalia Cardoso e Symone Matias

Trezena: ‘Comunicar coisas boas’ 0

Hoje, 9 de janeiro, é o terceiro dia da Trezena de São Sebastião 2018. O tema do dia foi “São Sebastião, anunciador do Príncipe da Paz” e as visitas começaram no Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos, das Irmãs Clarissas, no Jardim, Botânico. No local, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, celebrou uma missa, concelebrada pelos padres Tiago Serejo, cerimoniário, e Milton Campos, do Ordinariato Militar do Brasil (Aeronáutica).

Além do cardeal e da Guarda de São Sebastião, acompanharam a comitiva durante o dia os padres Tiago Serejo e Omar Raposo.

Os demais locais visitados foram, respectivamente: a Casa Betânia, de repouso para idosos, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, e a Rede Globo de Televisão, ambas no Jardim Botânico, a Paróquia São José, na Lagoa, a sede da Band, em Botafogo, as comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul, e a Cruzada São Sebastião, no Leblon, onde o cardeal presidiu uma Celebração Eucarística, com transmissão da Rádio Catedral FM.

Acolhida

A Casa Betânia é da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, administrada pela Congregação Orionita, que tem como carisma praticar a caridade, principalmente junto os mais necessitados. Ela tem capacidade para acolher 40 idosos, entre homens e mulheres. Atualmente, abriga uma média de 20 pessoas.Segundo a nutricionista da casa, Mariane Valpassos, muitas delas procuram a casa por conta própria em busca de acolhimento e convívio social.

“Para os idosos, a presença de Dom Orani aqui é muito importante porque eles gostam muito de todo esse carinho e atenção. Isso faz com que se sintam ainda mais especiais. É um momento muito marcante”, apontou.

Os padres orionitas Elio Frison e Elidio Pinto Neto acolheram a imagem e a comitiva. Também estiveram presentes as Irmãs Carmelitas Descalças Servas dos Pobres do Brasil, que administram a Casa Mello Matos, uma creche e escola próxima. O padre Francisco Alfenas, diretor do Colégio Divina Providência, também no Jardim Botânico, participou da missa.

“Aqui é um lugar bastante simbólico. As Irmãs Clarissas testemunham toda a alegria da entrega ao Senhor. Mas esse ano é voltado aos cristãos leigos. E eu lembro sempre que São Sebastião foi alguém que, como leigo, foi um bom cristão, e testemunhou Jesus Cristo até o martírio. Ele ajuda a lembrar aos cristãos que eles têm a força necessária para serem sal da terra e luz do mundo”, pontuou Dom Orani.

Padre Elio Frison contou que por serem idosas, as pessoas da casa muitas vezes sentem-se abandonadas. E essa visita os faz lembrar que eles são importantes.

“São Sebastião vive em nossos corações porque é nosso padroeiro. E Dom Orani, mesmo com todas as questões que precisa resolver na arquidiocese, ainda encontra tempo de visitar-nos. Sentimo-nos prestigiados e importantes”, disse.

Comunicar coisas boas

O estúdio do programa “Fantástico” foi onde a imagem de São Sebastião e a comitiva foram recebidos na sede da TV Globo no Jardim Botânico. O diretor de comunicação, Sergio Valente, foi quem acolheu a imagem e o cardeal. Dom Orani abençoou as instalações e fez uma celebração.

Na Band, São Sebastião e sua comitiva foram acolhidos pelo diretor de jornalismo, Rodolfo Schneider.

“Essa tradição da visita de Dom Orani à Band é uma forma de comunicar coisas boas. Sempre que ele nos dá essa alegria, é como se o dia fosse diferente, de mais otimismo. Lidamos com notícias muito pesadas e quando recebemos a visita de Dom Orani, vem junto uma dose extra de energia pra enfrentar essa jornada, esse dia a dia difícil que temos na cidade e no país”, contou Schneider.

Canto de agradecimento

Na Paróquia São José, na Lagoa, que tem como pároco o padre Omar, Dom Orani foi recebido com cânticos de refugiados do Congo e da Colômbia que recebem assistência no local. O cardeal abençoou a todos e fez uma celebração.

Mensagem de esperança

A acolhida da imagem no Hospital Federal da Lagoa foi feita pelo novo diretor, Pedro Cirillo. Ele tomou posse em junho de 2017, sucedendo Roberli Bicharra, que passou 12 anos à frente da instituição. Ela foi quem recebeu a imagem desde as primeiras edições da Trezena.

“Depois de uma bênção dessas, além do agradecimento, temos que multiplicar nossos esforços para que as pessoas que nos procuram e necessitam, possam chegar ao objetivo, que é ter saúde. Que esse amor que se manifesta aqui hoje seja nossa bandeira todos os dias”, afirmou o diretor.

Capelas

Na comunidade do Pavão-Pavãozinho, pertencente à Paróquia da Ressurreição, situada em Copacabana, está a Capela da Anunciação. No local, o pároco, monsenhor José Roberto Devellard, acolheu a imagem e a comitiva, e agradeceu pela presença do cardeal.

“Para nós é uma alegria Dom Orani estar aqui. Subimos pedindo para que Deus continue abençoando seu povo. Pedimos também para que São Sebastião continue dando força ao nosso cardeal e ele nos transmita essa força”, exortou o pároco.

Na comunidade, se encontram irmãs da Comunidade Donum Dei, em missão. A comunidade está no Brasil há mais de 30 anos.

A capela visitada foi na comunidade do Cantagalo foi a São Sebastião, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

A última parada do dia foi na Cruzada de São Sebastião, onde Dom Orani celebrou uma missa.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.