Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 21/08/2018

21 de Agosto de 2018

Encontro Vocacional em Itaipava

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

21 de Agosto de 2018

Encontro Vocacional em Itaipava

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

08/02/2018 14:07 - Atualizado em 08/02/2018 14:07
Por: Louis Barbaras / Symone Matias

Encontro Vocacional em Itaipava 0

O 34º Encontro Vocacional do Vicariato Suburbano e 9º da Arquidiocese do Rio aconteceu na Fazenda São Joaquim das Arcas, em Itaipava, entre os dias 22 e 24 de janeiro. Este ano, 49 jovens vindos dos vicariatos Suburbano, Leopoldina, Oeste, Santa Cruz e Sul participaram do encontro.

O encontro vocacional teve início no Vicariato Suburbano, foi ampliado para que outros vicariatos participassem e hoje engloba toda a arquidiocese. Este ano, 43 jovens vindos dos grupos vocacionais dos oito vicariatos entrarão no Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos.

Segundo monsenhor José Mazine Rodrigues, um dos organizadores, o encontro é importante para o acompanhamento de jovens que estão no processo de discernimento da vocação sacerdotal. “É uma oportunidade muito positiva. Os jovens se fortalecem na caminhada, e alguns que vão pela primeira vez descobrem o outro lado, que é o chamado de Deus. Vai muito da vocação”, explicou.

Atividades

Os jovens participaram de diversas atividades. Na parte da manhã, foi realizada uma formação com palestras ministradas por sacerdotes vindos dos vicariatos Norte, Sul, Oeste, Santa Cruz e Suburbano.

“Na terça, quarta e quinta, a formação foi sobre o laicato, os passos do laicato. No encontro falamos sobre a vocação e sobre a missão sacerdotal. É um trabalho de intercâmbio com os jovens”, pontuou monsenhor Mazine.

De tarde, os jovens participaram de atividades recreativas, como caça ao tesouro, em piscina e competição de futebol. A noite foi marcada pela religiosidade com oração do Terço, procissão e adoração.

Grupos Vocacionais

O Vicariato Suburbano possui um Grupo Vocacional (GVS) que auxilia jovens no discernimento de suas vocações. Em 18 anos, 14 sacerdotes ordenados já passaram por esse grupo. Para monsenhor Mazine, é importante que haja um trabalho para acompanhar o discernimento da vocação sacerdotal entre esses jovens. “Trabalhar pelas vocações é uma batalha. Aceite essa batalha por amor”, concluiu.

Para que os encontros aconteçam, são arrecadados fundos através de doações feitas na conta corrente do Bradesco 76.425-6, agência 0814-1. O próximo encontro será realizado também na Fazenda São Joaquim das Arcas, em Itaipava, de 23 a 27 de julho.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.