Arquidiocese do Rio de Janeiro

36º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 13/12/2018

13 de Dezembro de 2018

Paróquias dedicadas a São José festejam o dia do padroeiro

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

13 de Dezembro de 2018

Paróquias dedicadas a São José festejam o dia do padroeiro

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

06/03/2018 00:00 - Atualizado em 09/03/2018 11:33
Por: Giselle Martello

Paróquias dedicadas a São José festejam o dia do padroeiro 0

O patrono universal da Igreja e padroeiro das famílias, São José, é comemorado no dia 19 de março. Na Arquidiocese do Rio, ele é padroeiro do seminário, de 10 paróquias  e diversas capelas. Duas delas são: a Paróquia São José, em Ricardo de Albuquerque, e São José Operário, na Ilha do Governador.

Ricardo de Albuquerque

A Paróquia São José, em Ricardo de Albuquerque, cujo pároco é o padre Francisco Ribeiro de Sousa, dará início às festividades no dia do padroeiro, às 6h, com Alvorada, seguida de missa, às 6h30.

Haverá procissão pelas ruas do bairro, às 17h,  a qual terá missa em seu encerramento presidida pelo bispo auxiliar Dom Joel Portella Amado, que estará presente na comunidade pela primeira vez.

História

Essa foi a segunda paróquia das imediações do bairro de Anchieta. Ela foi criada em 15 de julho de 1944 e completará 74 anos em 2018. Segundo o pároco, enquanto comunidade cristã com celebrações de missas, ela é a mais velha: possui 108 anos.

“Estou à frente dessa paróquia há seis anos. Vim suceder o padre espanhol Felix Caruno, querido, que ficou aqui por 25 anos”, contou o pároco.

Pastorais

A paróquia possui três capelas. O trabalho de catequese no local é bastante ativo. “A catequese é a esperança para o nosso bairro. Estamos incentivando os jovens em seus trabalhos, reforçando a participação nos Círculos Bíblicos e tentando aumentar o número desses em nossa paróquia. Também estamos começando um trabalho de fisioterapia para a comunidade, com especialistas voluntários”, contou o padre Francisco.

Ilha do Governador

A Paróquia São José Operário, na Ilha do Governador, tem como pároco o padre Virgílio Moro. No dia 16 de outubro deste ano, a paróquia completará 61 anos de criação.

Programação das festividades

No dia 19 de março, haverá missas festivas às 8h, 10h30, 15h e 19h30. Já no Dia do Trabalhador, 1º de maio, em que se recorda a memória de São José Operário, terá festa o dia inteiro.

História

A paróquia conta com o trabalho da Congregação dos Missionários da Sagrada Família (MSF) há 80 anos. Os vigários paroquiais, padres Firmino Santana e Sousa e Liseu Spohr, fazem parte da congregação. “A comunidade possui 20 movimentos. Juntos, na graça de Deus, realizamos um trabalho social forte em nossa comunidade. As pessoas trazem alimentos e fazemos cestas básicas, que são distribuídas na paróquia”, explicou o pároco.

Segundo ele, que tem 42 anos de sacerdócio e há cinco atua na Paróquia São José Operário, a comunidade é muito participativa, e as missas costumam ter mais de mil pessoas.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.