Arquidiocese do Rio de Janeiro

30º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 21/09/2018

21 de Setembro de 2018

Paróquia de Paciência realiza Via-Sacra com catequizandos

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

21 de Setembro de 2018

Paróquia de Paciência realiza Via-Sacra com catequizandos

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

11/04/2018 13:44 - Atualizado em 11/04/2018 13:44
Por: Louis Bárbaras

Paróquia de Paciência realiza Via-Sacra com catequizandos 0

Como parte da programação da Quaresma, 150 crianças e adolescentes da catequese, da Paróquia Jesus Salvador do Mundo, em Paciência, participaram, na manhã do dia 17 de março, de uma Via-Sacra pelas ruas do bairro.

A Via-Sacra foi programada especialmente para os catequizandos, com o objetivo de inseri-los na meditação dos mistérios da salvação, celebrados no período da Semana Santa. Em geral, a prática da Via-Sacra é feita por adultos. 

“Foi uma experiência de Deus, que vai gerando frutos, cada vez mais, desde pequeno recebendo o que é de Deus, o que é divino em seus corações. Pretendemos dar continuidade nos anos seguintes, e também em outras celebrações da Semana Santa”, afirmou o pároco, padre Michel de Souza Bernardo.

Catequese

De acordo com o pároco, a catequese é parte fundamental da formação da vida religiosa das crianças na comunidade paroquial. A formação é dividida em três anos, em preparação à Primeira Comunhão. “O trabalho da Pastoral Catequética tem o objetivo de fazer com que as crianças possam compreender a vida comunitária, a vida em Deus”, explicou padre Michel.

No primeiro ano é feito um estudo da criação de Deus, e de aprendizado das orações básicas da vida católica, como o Pai Nosso e a Ave-Maria. Já no segundo e terceiro anos, as crianças fazem um estudo mais aprofundado, baseado nos livros 1 e 2 da Arquidiocese do Rio, até chegar ao momento da Primeira Comunhão, que, geralmente, acontece no final do ano. 

“Para o dia 24 de novembro já está programada a Primeira Comunhão de um grupo do terceiro ano. Em preparação, haverá um retiro na manhã do dia 17”, acrescentou a coordenadora paroquial de catequese, Marli Pereira da Silva.

Ela também ressaltou que muitas vezes os filhos transmitem o que aprendem na catequese para os pais, e que contribuem para a vida de fé da família.  “A catequese é fundamental na vida da criança, pois aprende a caminhar na fé, a conhecer a revelação de Deus e a pessoa de Jesus, e sua importância na vida. É uma catequese que chega, pelas crianças, até as famílias”, destacou a coordenadora.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.