Arquidiocese do Rio de Janeiro

32º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/07/2018

17 de Julho de 2018

Lançamento do livro ‘Mar adentro – Memórias’

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Julho de 2018

Lançamento do livro ‘Mar adentro – Memórias’

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

04/05/2018 11:28 - Atualizado em 04/05/2018 11:28
Por: Da redação

Lançamento do livro ‘Mar adentro – Memórias’ 0

A editora Quadrante fará o lançamento do livro “Mar adentro – Memórias”, escrito por Dom Rafael Llano Cifuentes, falecido em 28 de novembro de 2017. O evento será no dia 23 de maio, às 19h30, no 2º andar do Edifício João Paulo II, na Glória. O livro é a autobiografia do bispo emérito de Nova Friburgo, que também foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Rio de Janeiro entre 1990 e 2004.

O bispo auxiliar Dom Antonio Augusto Dias Duarte, que é membro da Opus Dei, assim como Dom Rafael, ministrará uma palestra na ocasião. O bispo contará histórias sobre o convívio com Dom Dom Rafael e os trabalhos que realizaram juntos. “Será um momento de contar lembranças pessoais e de agradecer pela vida desse sacerdote tão vibrante e preocupado com nossa arquidiocese, e que teve um papel muito relevante aqui”, afirmou Dom Antonio.

Ele também fará um breve resumo do livro. “Convivi com ele durante 50 anos aqui na arquidiocese. Portanto, temos uma afinidade muito grande. Fizemos muitos trabalhos de ajuda ao clero e andávamos juntos durante muito tempo, além do convívio que tínhamos no Opus Dei, onde morávamos”, contou.

Segundo ele, será um momento em que as pessoas poderão reviver os momentos que tiveram com o bem-humorado Dom Rafael, através da leitura da obra, que conta um pouco da trajetória do bispo, original da Cidade do México, capital do México.

“Muitas pessoas aqui no Rio de Janeiro guardam uma lembrança muito entranhada de Dom Rafael porque ele foi responsável, quando auxiliava Dom Eugenio Sales, pelas pastorais Familiar, da Juventude e Universitária. Essas pessoas, não só pela leitura de seu texto como também pelo contato pessoal, querem estar presentes nesse lançamento para recordar, através de seus escritos, o que viveram pessoalmente com o autor”, pontuou.

Dom Rafael publicou, nessa mesma editora, as obras “270 perguntas e respostas sobre sexo e amor”, “As crises conjugais”, “A maturidade”, “Egoísmo e amor” e “Vidas sinceras”, entre outras.

Em suas homilias e palestras, recorria com frequência ao Evangelho de São Lucas (Lc 5, 4), quando este conta que Deus enviou Simão Pedro para ser “pescador de homens”, “mar adentro”. O trecho deu nome ao seu livro.

Dom Rafael também teve a oportunidade de conviver com o fundador da instituição da qual fazia parte, a Opus Dei, São Josemaria Escrivá.

“Deus me deu muito mais do que deixei: cem por um em amores, sentimentos e afeições; em família, irmãos e irmãs; em alegrias pastorais, em frutos apostólicos, e, de modo especial, em um grande carinho por este abençoado país: Deus trocou a minha nacionalidade não apenas no papel do passaporte, mas também, e, principalmente, nas fibras do meu coração: terminei amando o Brasil mais que o país que me viu nascer...”, relatou Dom Rafael em sua última obra.

Segundo Dom Antonio, o bispo escreveu muitas obras, mas essa se destaca por ser uma autobiografia e conter as memórias dele desde sua infância até seus últimos meses de vida. O preço de lançamento é R$ 45.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.