Arquidiocese do Rio de Janeiro

32º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/07/2018

17 de Julho de 2018

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2018

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Julho de 2018

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2018

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

11/05/2018 11:35 - Atualizado em 14/05/2018 14:41
Por: Priscila Xavier / Symone Matias

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2018 0

Às vésperas da Solenidade de Pentecostes, a Arquidiocese do Rio de Janeiro promove, junto com o Conselho de Igrejas Cristãs do Estado do Rio, a Semana de Oração pela Unidade Cristã que, neste ano, terá como tema “A mão de Deus nos une e liberta” (Ex 15,1-21) e será realizada entre os dias 14 e 19 de maio.

A abertura da semana acontecerá na Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo, em Botafogo, às 19h. Já o encerramento será realizado na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, em Copacabana.

O coordenador da Comissão pelo Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Arquidiocese do Rio, padre Fábio Luiz de Souza, explicou que a semana de oração – que é uma proposta do Conselho Mundial de Igrejas – acontece em dois momentos distintos. “No hemisfério norte, ela é celebrada em janeiro, durante a Festa da Conversão de São Paulo, e no hemisfério sul, na semana que antecede Pentecostes. Nessas celebrações, rezamos juntos, convidamos outras comunidades cristãs, para invocarmos o Espírito Santo pela unidade, para que se realize o desejo do Senhor: ‘que todos sejam um’”, esclareceu.

Ainda de acordo com padre Fábio, que olhar os demais cristãos como irmãos é enxergar a semente do Espírito Santo. “O ecumenismo significa toda a nossa iniciativa para propiciar a unidade dos cristãos. Nenhum de nós pode ter a pretensão de dizer como será o ecumenismo, mas podemos, com ações concretas, colocar fim nas hostilidades, olhar para os irmãos das outras denominações e observar que eles me ajudam a ser cristão, vendo a semente do Espírito presente fora dos limites visíveis da Igreja Católica, preparando o coração para a união, que é uma ação de Deus e não nossa”, acrescentou.

Além disso, o sacerdote ainda esclareceu a diferença entre ecumenismo e diálogo inter-religioso. “No ecumenismo, são realizadas ações entre Igrejas cristãs, ou seja, aquelas que abertamente confessam Jesus Cristo como Deus e Senhor e único mediador entre Deus e os homens. Porém, temos outras denominações religiosas que não reconhecem Jesus dessa forma. Essas estão além da esfera do ecumenismo no sentido mais estrito, porém, dentro de outra linha de atuação: o diálogo interreligioso. Assim, conseguimos dialogar com todas as demais comunidades religiosas. A Semana de Oração pela Unidade Cristã é um encontro ecumênico e, por isso, é voltado para os cristãos que se unem para realizar um desejo de Jesus”, finalizou.

Durante a semana de oração, acontecerá a Novena de Pentecostes, na Comunidade Bom Pastor, que fica na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, em Copacabana, entre os dias 11 e 18 de maio, sempre às 20h.

Membro da comunidade, Maria do Socorro Monteiro destacou que a novena é uma preparação para a celebração da vinda do Espírito Santo. “Participo desde o início da comissão como comunidade, porque temos o carisma da unidade. Teremos, tal como fazemos durante todos os anos, uma preparação para celebrar Pentecostes. A cada noite, fazemos uma novena e convidamos um sacerdote e um pastor cristão, para estarem conosco. Dessa forma, oramos juntos, fazemos a novena, e, no sábado, encerramos as atividades com o culto ecumênico”, ressaltou.

Programação dos encontros

De 11 a 18 de maio (exceto domingo, dia 13) - Novena de Pentecostes com a Comunidade Bom Pastor, às 20h.

14/05 - Abertura na Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo, em Botafogo, às 19h.

15/05 - Culto promovido pelas Igrejas Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Presbiterana Unida, às 18h, na Rua Luiz Beltrão, 1.502, em Vila Valqueire; e na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, na Lapa, às 19h.

17/05 - Culto promovido pelas Igrejas Episcopal Anglicana no Brasil, Batista Portas Abertas e Paróquia Santa Teresa de Jesus, na Rua Paschoal Carlos Magno, 95, em Santa Teresa;  e na Igreja Evangélica Bom Pastor, na Ilha do Governador, todas às 19h.

19/05 - Igreja Presbiterana Unida da Penha, na Penha, às 19h.

Centro Dom Vital

O Centro Dom Vital, na Cinelândia, realizará a 4ª edição do Ciclo do Ecumenismo, nos dias 14 e 15 de maio, das 18h30 às 20h30, sob o tema “A tua destra, Senhor, esplendorosa de poder” (Ex 15,16).

No primeiro dia, as palestras serão ministradas pelo pastor protestante reverendo Daniel de Athayde Quélhas e pelo assessor da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da Arquidiocese do Rio, diácono Nelson Águia.

Já no dia 15, o Ciclo do Ecumenismo será presidido pelo reitor da Paróquia Todos os Santos, em Niterói, reverendo Daniel Rangel Cabral; pelo pastor da Igreja Cristã de Ipanema, reverendo Bruno Oliveira, e pelo pastor da Igreja Presbiteriana, da Praia de Botafogo, reverendo Alexandre Cabral.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.