Arquidiocese do Rio de Janeiro

30º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 25/06/2018

25 de Junho de 2018

Reunião com coordenadores de pastorais do Regional Leste 1

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

25 de Junho de 2018

Reunião com coordenadores de pastorais do Regional Leste 1

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

25/05/2018 13:38 - Atualizado em 25/05/2018 13:38
Por: Da redação

Reunião com coordenadores de pastorais do Regional Leste 1 0

Os padres coordenadores de pastorais do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram no dia 16 de maio, na sede da arquidiocese, na Glória, para partilhar experiências e pensar formas de ação pastoral.

Segundo o anfitrião, cônego Cláudio dos Santos, coordenador arquidiocesano de pastoral, o encontro foi importante para pensar em propostas de ação que coloquem o leigo como centro das ações. A Igreja do Brasil celebra o Ano do Leigo em 2018.

A reunião foi promovida pelo secretariado do regional, que na ocasião foi representado pelo vigário paroquial da Paróquia São José, na Lagoa, monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira. Ele substituiu o secretário geral do regional, padre Márcio Luiz da Costa. Este não pôde comparecer devido a problemas de saúde.

Uma das propostas debatidas foi a de tornar esse encontro periódico.

“Cada local tem sua particularidade, mas percebemos que a violência é a principal dificuldade das pastorais, e existe a necessidade de frentes de ações sociais que minimizem essa realidade. Percebemos que a presença da Igreja é fundamental para despertar a esperança no coração das pessoas que lidam com esse problema”, apontou cônego Cláudio.

Monsenhor Catelan contou que esse foi o primeiro encontro de coordenadores de pastoral com o intuito de partilha. “A finalidade era gerar uma troca de pontos de vista, seja a respeito dos desafios, seja sobre formas de enfrentar esses desafios, além de fazer a proposta de uma evangelização, de uma ‘Igreja em saída’, como pede o Papa Francisco”, afirmou.

Para o padre Carmine Pascale, vigário geral da Arquidiocese de Niterói, o encontro “foi muito proveitoso”: “O coordenador colocou os desafios com propostas de ação, e conseguimos traçar metas a serem alcançadas em nossas dioceses”, disse.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.