Arquidiocese do Rio de Janeiro

29º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 19/07/2018

19 de Julho de 2018

Festa de Nossa Senhora da Glória do Outeiro

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

19 de Julho de 2018

Festa de Nossa Senhora da Glória do Outeiro

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

29/06/2018 10:21 - Atualizado em 29/06/2018 10:22
Por: Da redação

Festa de Nossa Senhora da Glória do Outeiro 0

No mês de agosto, inicia-se uma das mais tradicionais festividades religiosas do Rio de Janeiro em homenagem a Nossa Senhora da Glória do Outeiro, venerada na igreja histórica com o mesmo nome, situada no bairro da Glória. Serão 11 dias de comemorações, de 5 a 15 de agosto, incluindo missas, recitais, exposição de pinturas, peças teatrais e musicais, além de barraquinhas com comidas típicas e barraca de materiais litúrgicos e souvenirs.

A festa dedicada à padroeira, desde o tempo do Império, já era reconhecida como uma festa de grande magnitude religiosa, durante a qual o povo expande sua alegria. José de Alencar destacou o Outeiro em seu romance-lenda “O ermitão da Glória”, e descreveu a festa da Glória em 1855, como sendo uma das poucas comemorações  populares da época. Os proletários, comerciantes, banqueiros, romeiros provincianos, pessoas humildes, enfim, todas as camadas sociais se uniam na fé e na devoção a Mãe de Deus.

As festividades começam com a tradicional troca de vestes da imagem de Nossa Senhora da Glória, no dia 5 de agosto, organizada pela provedora Beth Serpa. A nova veste foi concebida por ela e doada pelos funcionários da Fundação Cesgranrio. No segundo dia, 6 de agosto, será inaugurada exposição com as vestes usadas nos anos  anteriores.

Seguindo a tradição, o evento contará com diversas atividades culturais, como espetáculos teatrais, entre os quais “Hollyood Broadway”, no dia 11 de agosto, e “Rio, Aquele Abraço”, no dia 13 de agosto. Também acontecerão  concertos: o do Madrigal Cruz Lopes, da série “Música no Museu”, no dia 10 de agosto, da Orquestra Sinfônica Cesgranrio, no dia 14 de agosto, e do conjunto Sacra Voz, no dia 9 de agosto, além das tradicionais missas em homenagem a Nossa Senhora da Glória. No último dia dos festejos, 15 de agosto, a procissão de Nossa Senhora da Glória descerá o Outeiro sob pétalas de rosas, acompanhada por centenas de fiéis e com a presença do Cardeal Orani Tempesta, pelas ruas do bairro. No final, na subida pela rampa de acesso do Largo da Glória, a padroeira será homenageada com fogos de artifício.

O evento é gratuito e as atividades ocorrem nas dependências da Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, situada na Praça Nossa Senhora da Glória, s/n, na Glória. Confira a programação das festividades através do Facebook em Igreja Outeiro da Glória.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.