Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 21/11/2018

21 de Novembro de 2018

Curso de Canto Pastoral 2018

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

21 de Novembro de 2018

Curso de Canto Pastoral 2018

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

29/06/2018 10:31 - Atualizado em 29/06/2018 10:31
Por: Flávia Muniz

Curso de Canto Pastoral 2018 0

A 57ª edição do Curso de Canto Pastoral será realizada de 16 a 20 de julho, das 8h às 17h30, na Catedral de São Sebastião, no Centro. Promovido pela Comissão Arquidiocesana de Música Sacra, é o curso mais antigo do Brasil. O objetivo é possibilitar às pessoas que lidam com a música sacra conhecerem as orientações e normas litúrgicas e pastorais da Igreja, para cada tipo de celebração.

O enfoque do curso é o canto sacro e a sua utilização na liturgia, de acordo a legislação canônica. Os organizadores pretendem transmitir o que oficialmente a Igreja recomenda.

“Existem muitas pessoas, grupos, compositores que fazem músicas até muito bonitas, mas que não correspondem à orientação litúrgica da Igreja. São mais livres e podem ser aplicadas em encontros diversos, momentos de oração diferenciados, mas não cabem dentro da realidade de uma celebração litúrgica sacramental, nos vários movimentos da celebração. E isso, às vezes, é complicado, há pessoas que extrapolam e não levam em consideração aquilo que a Igreja, na sua sabedoria e como mestra, efetivamente orienta”, explicou o coordenador arquidiocesano da comissão, cônego Manuel de Oliveira Manangão.

O curso favorece também que os músicos possam obter a formação litúrgica recomendada pela Igreja para cada tipo de celebração.

“Normalmente, falamos mais da Eucaristia, isto é, da missa, mas também damos orientações para se fazer ou escolher, por exemplo, cantos para casamentos. Há de se levar em consideração o que a doutrina da Igreja diz a respeito do matrimônio; da mesma forma, para os outros sacramentos: Crisma e Ordem. Essa é a grande preocupação; é diferente de um encontro católico, em que o canto pode ser mais devocional ou voltado para a animação de grupos de jovens ou de qualquer outra idade. Algumas músicas de grupos gospel cabem nesses encontros, seja de casais, de juventude, catequese e em shows, que são mais animados. Porém, quando se trata da missa, existem normas a se levar em consideração; deve ser algo que anime a assembleia, mas à luz da doutrina sobre o específico de cada celebração”, ressaltou o coordenador.

O curso abordará três dimensões específicas: a novidade, isto é, os cânticos que estão sendo produzidos e farão parte do acervo arquidiocesano, existente desde 1961; as orientações litúrgicas para a escolha apropriada, e a terceira dimensão tratará da cultura, algo que é próprio da arte.

A oportunidade abre espaço, também, para que novos músicos apresentem suas composições, que são avaliadas pela comissão arquidiocesana, observados os critérios de qualidade para as melodias e as letras:

“Damos orientações, porque, às vezes, as pessoas têm grandes insights de temas para as composições, mas a maneira de expressá-los não é muito apropriada. Procuramos, com caridade fraterna, ajudá-las a perceber que, na composição e escolha do canto litúrgico, não podem ficar alheias à doutrina da Igreja”, concluiu cônego Manangão.

As inscrições para o curso devem ser feitas no Vicariato da Caridade Social, no 5º andar do Edifício João Paulo II, à Rua Benjamin Constant, 23, na Glória. O investimento é de R$ 90, havendo desconto para quem inscrever mais dois amigos. Outras informações pelo telefone: 3916-3122.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.