Arquidiocese do Rio de Janeiro

30º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 20/09/2018

20 de Setembro de 2018

Encontro para formação missionária de seminaristas

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

20 de Setembro de 2018

Encontro para formação missionária de seminaristas

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

07/09/2018 10:38 - Atualizado em 07/09/2018 14:24
Por: Louis Bárbaras e Symone Matias

Encontro para formação missionária de seminaristas 0

temp_titleEncontro_para_formao_missionria_de_seminaristas_07092018142325

A segunda edição regional do Encontro Anual da Formação Missionária de Seminaristas (Formise) acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro no Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu. O encontro está sendo organizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O encontro tem o objetivo de contribuir para a formação missionária dos seminaristas. Esse ano, o evento será assessorado pelo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro Dom Joel Portella Amado e contará com momentos de oração, missas, além de uma formação específica destinada a seminaristas, em vista da vida presbiteral no âmbito missionário.

“O Regional Leste 1 tem caminhado muito bem na sua formação missionária. Nos dois encontros nacionais o Leste 1 foi o que enviou o maior número de representantes. Estamos dando passos bem fecundos para a nossa formação de missionários”, ressaltou o seminarista João Paulo Machado, da Arquidiocese de Niterói.

Organização

Para que o encontro possa ser realizado, foi criado um conselho de seminaristas (Comise) do Regional Leste 1, formado por dez representantes de cada diocese, e sete fazem parte da comissão executiva que organizará o encontro.

O evento estava programado para acontecer em maio, porém, em função da greve dos caminhoneiros, ele foi transferido para o final de outubro. “Havia uma insegurança muito grande naquele momento da greve de caminhoneiros, de faltar produto, de faltar combustível e até de se locomover pela estrada. Por isso foi decidido não fazer. A data que se encontrou é no último fim de semana de outubro”, contou o bispo auxiliar Dom Joel Portella.

Já estão abertas as inscrições para o encontro, que conta, em média, com 64 seminaristas. No entanto ainda há possibilidade de se inscrever nos próprios seminários, através do email comiseregionalleste1@hotmail.com.

Formação missionária

O encontro também será fundamental para relembrar a importância da dimensão missionária dentro do trabalho sacerdotal. De fato, há alguns anos, a Arquidiocese do Rio de Janeiro vem se movimentando para valorizar essa perspectiva missionária dentro do sacerdócio.

“Esse grupo aqui faz parte do que em cada diocese deve existir. O Comise tem a missão, a partir dos próprios seminaristas em seu processo de formação, de animar essa dimensão missionária. Hoje, não dá para ser um ministro religioso sem a dimensão missionária. E no caso da formação sacerdotal isso é muito importante, porque você vai ser um animador de comunidade missionária”, destacou Dom Joel Portella.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.