Arquidiocese do Rio de Janeiro

26º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/10/2018

18 de Outubro de 2018

DNJ refletirá sobre cultura de paz no Rio

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Outubro de 2018

DNJ refletirá sobre cultura de paz no Rio

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

11/10/2018 14:31 - Atualizado em 11/10/2018 14:37
Por: Carlos Moioli / Priscila Xavier

DNJ refletirá sobre cultura de paz no Rio 0

Diante da onda de violência que atinge todo o país e, de maneira especial, a cidade carioca, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) vai refletir sobre o tema “Juventude construindo uma cultura de paz”.

O evento acontecerá no Centro Cultural Social e Pastoral (CCSP) Cardeal Orani Tempesta, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, no dia 27 de outubro, das 9h às 16h. Estão confirmadas as presenças do arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, e do bispo auxiliar e animador da juventude, Dom Paulo Alves Romão.

De acordo com o assistente eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge Carreira, a missão do evento é espalhar a cultura da paz pela cidade. “O tema é propício para esse tempo de violência que vivemos em nossa cidade e em nosso país, onde pessoas têm sido assaltadas, sequestradas e torturadas. Somos contra a cultura da morte, que tem levado muitos jovens a tirarem a própria vida. Por isso, queremos ser construtores da paz”, pontuou.

O assessor destacou ainda que, neste ano, além de unir toda a juventude carioca no evento, haverá também a participação de todos aqueles, independente da idade, que receberam o Sacramento do Crisma –  um  dos sacramentos da Iniciação Cristã que confirma os fiéis na fé católica, momento no qual os crismados recebem a força do Espírito Santo para serem testemunhas vidas de Cristo.
Tema e lema

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2018 tem como tema: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz”, e o lema: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições, contudo, tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33). O tema e o lema estão em consonância com os da Campanha da Fraternidade 2018, respectivamente, “Fraternidade e superação da violência”, e “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

Sínodo dos Jovens

Em 2018, o DNJ conta com um sabor ainda mais especial para os jovens brasileiros porque no mesmo mês acontece em Roma a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Na reunião pré-sinodal, ocorrida no último mês de março, abordou-se o documento escrito que ressalta que os jovens pedem uma Igreja autêntica, corajosa na hora de reconhecer os erros e enraizada no Evangelho.

História do DNJ

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.