Arquidiocese do Rio de Janeiro

36º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 13/12/2018

13 de Dezembro de 2018

Cristo Redentor recebe projeção de obras de arte em exposição no Centro de Visitantes Paineiras

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

13 de Dezembro de 2018

Cristo Redentor recebe projeção de obras de arte em exposição no Centro de Visitantes Paineiras

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

06/12/2018 09:47 - Atualizado em 06/12/2018 09:48
Por: Nice Affonso (Coordenadora de Comunicação do Cristo Redentor)

Cristo Redentor recebe projeção de obras de arte em exposição no Centro de Visitantes Paineiras 0

Na próxima sexta-feira, 7 de dezembro, às 20h, o monumento ao Cristo Redentor receberá a projeção de imagens das bandeiras do Brasil, de Portugal e de obras da exposição “Cristo Rei – Cristo Redentor e a Cruz”, do artista português José Jorge,  inaugurada, às 18h do mesmo dia, com um coquetel para convidados e imprensa, no Centro de Visitantes Paineiras.

Para o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, é bastante simbólico o Rio de Janeiro receber esta exposição, aos pés do Monumento, às vésperas da comemoração de uma década da geminação entre os Santuários do Corcovado, no Brasil, e de Almada, em Portugal:

“É uma alegria começar as comemorações pelos 10 anos dessa ligação histórica entre os Santuários do Brasil e de Portugal — a geminação do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, com o Cristo Rei, de Almada — com esta exposição maravilhosa”, comemora o Sacerdote.

Durante o evento, José Jorge fará a doação do quadro “Deus é Brasileiro” ao povo brasileiro:

“A criação da  obra “Deus é Brasileiro”  é uma forma de agradecimento e  reconhecimento da força da relação entre os dois povos irmãos”, conta o artista.

Sobre a exposição

A exposição “Cristo Rei – Cristo Redentor e a Cruz”, do artista português José Jorge, será aberta ao público no próximo sábado, 8 de dezembro, no Centro de Visitantes Paineiras. A mostra, que destaca a importância da cruz para a humanidade, apresenta 12 quadros (alguns em grandes dimensões) em tinta acrílica e técnica mista sobre madeira.

“Todos os trabalhos que criei procuram mostrar o impacto deste ícone mundial. A figura geométrica formada por duas linhas ou barras perpendiculares – dividindo uma das duas, ou ambas, ao meio, sempre me fascinou e habita o meu inconsciente, que também é o inconsciente coletivo da humanidade desde os seus primórdios, que, por sua alusão ao martírio de Jesus, tornou-se o principal símbolo do Cristianismo. O público terá uma visão da cruz além do aspecto religioso”, aposta José Jorge.

O responsável pela produção da exposição no Brasil, Carlos Boiça, contextualiza historicamente a força do ícone-tema da exposição para o País:

“A história do Brasil está, desde o início, marcada pela presença da cruz. O primeiro nome do país foi Ilha de Vera Cruz, e, depois, Terra de Santa Cruz. Só mais tarde veio o nome de Brasil. Após conhecer o trabalho do José Jorge, achamos de extrema importância apresentar para o público brasileiro suas obras, especialmente nesse momento em que os laços entre Brasil e Portugal estão mais fortes do que nunca”, disse.

Com ingressos vendidos a R$ 25,00, a mostra ficará em exibição até o dia 6 de março de 2019, das 8h às 18h, no Centro de Visitantes Paineiras (Estrada do Redentor, 7871, Alto da Boa Vista).

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.