Arquidiocese do Rio de Janeiro

30º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 02/04/2020

02 de Abril de 2020

Dom Orani ordena padre vietnamita scalabriniano

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

02 de Abril de 2020

Dom Orani ordena padre vietnamita scalabriniano

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

08/02/2020 00:00
Por: Redação

Dom Orani ordena padre vietnamita scalabriniano 0

O jovem vietnamita Vicente Nguyen Van Toan, da Congregação dos Missionários de São Carlos – conhecidos como padres scalabrinianos –, foi ordenado sacerdote pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, no dia 2 de fevereiro, na Paróquia Santa Cecília e São Pio X, em Botafogo.
A celebração contou com a presença do pároco local, padre Cesare Ciceri, do vigário episcopal do Vicariato Sul, padre Geovane Ferreira, e de sacerdotes de diversas regiões do Brasil por onde o então diácono Vicente passou como estudante missionário. Além de ser a primeira ordenação sacerdotal realizada na paróquia, foi também a primeira de um vietnamita scalabriniano na Região sul-americana da congregação.

Perfil
Vicente Nguyen Van Toan nasceu em Thua Thien Hue, no Vietnã, no dia 27 de janeiro de 1990, filho de José Nguyen Ly e Inês Le Thi Anh.
Vicente ingressou na congregação religiosa, em agosto de 2008, na cidade de Ho Chi Minh, onde cursou o propedêutico e completou os estudos de filosofia. Em seguida, deixou a pátria e dirigiu-se para as Filipinas, onde passou pelas cidades de Manila e Cebu, tendo aprendido o inglês e cursado as etapas do postulado e noviciado. Para dar seguimento aos estudos de teologia, foi destinado ao Seminário João XXIII, em São Paulo, no Brasil, tendo sido ordenado diácono a 21 de julho de 2019, em São Bernardo do Campo (SP).

Missionário
O diácono escolheu a Paróquia Santa Cecília e São Pio X para sua ordenação sacerdotal porque, durante 2015, fez com sucesso um ano de experiência pastoral junto aos marítimos do Apostolado do Mar, no porto do Rio de Janeiro, a partir da missão scalabriniana de Botafogo.
“Vicente revelou-se um religioso dedicado e sempre pronto, ademais de um missionário voltado para a causa dos migrantes, refugiados e marítimos”, disse o pároco, padre Cesare, que também é responsável na Arquidiocese do Rio pelo Apostolado do Mar.

Migrações
Na homilia, Dom Orani fez questão de destacar a importância do carisma scalabriniano no mundo de hoje, “onde as migrações são cada vez mais numerosas, diversificas e complexas”. Também chamou a atenção para a relevância de um missionário vietnamita, devido à intensificação da presença de orientais por todo o planeta.

Agradecimentos
No final da celebração, o já então padre Vicente se comoveu e comoveu todos os fiéis ao dirigir-se com o uso da língua vietnamita a seus familiares distantes. Sempre com profunda comoção, estendeu seus agradecimentos à família, à congregação, à Igreja, à paróquia, aos formadores e a todos os grupos presentes, sem jamais esquecer da presença da graça de Deus no decorrer de sua trajetória de vocação e missão.

Missão
A partir de agora, o recém ordenado padre Vicente, como missionário no campo da mobilidade humana, está destinado à Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, a qual, do ponto de vista geográfico-scalabriniano, inclui os países do Cone Sul, mais o Peru.

De imediato, iniciará seu ministério sacerdotal na Paróquia Bom Jesus dos Migrantes, na Diocese de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. Trata-se de uma área marcada pelas três fronteiras (Argentina, Brasil e Paraguai), em que se verifica um vaivém de migrantes de várias etnias, não apenas hispano-americanas, mas também árabes, coreanas, chinesas, entre outras.

“Ao mesmo tempo que agradecemos a sua família, desejamos a ele um ardor sempre renovado como discípulo missionário neste continente sul-americano”, disse padre Cesare.

Da Redação

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.