Arquidiocese do Rio de Janeiro

30º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 01/04/2020

01 de Abril de 2020

Curso de Férias 2020

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

01 de Abril de 2020

Curso de Férias 2020

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

21/03/2020 00:00
Por: Redação

Curso de Férias 2020 0

O primeiro Curso de Férias de 2020, realizado no período de 3 a 7 de fevereiro, contou com a participação de 734 pessoas. O encerramento aconteceu na manhã do dia 8 de fevereiro, nas sedes das paróquias onde foi realizado o curso. 

Realizado em quatro vicariatos e pelo quinto ano consecutivo, o curso foi promovido pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas (ISCR), sob a direção de Dom Karl Josef Romer, em parceria com o Seminário Arquidiocesano de São José, com supervisão do reitor, cônego Leandro Câmara.
O Curso de Férias contou com a participação de 20 seminaristas, ou ministrando aulas ou trabalhando na secretaria.

No Vicariato Sul, o curso, que aconteceu apenas no turno da tarde, foi realizado na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, em Copacabana.

“No Vicariato Sul, o curso foi muito bom tanto no aspecto filosófico e teológico, mas também no âmbito pastoral. Os alunos gostaram tanto que pediram outras edições”, disse o coordenador do curso no vicariato, seminarista Fernandes Elias.

No Vicariato Jacarepaguá, o curso foi realizado na Paróquia Imaculada Conceição, no Recreio dos Bandeirantes.

“Nessa edição pudemos retornar à Imaculada no Recreio, após quatro anos desde que viemos pela primeira vez. Muitos jovens dando um belo testemunho de busca das coisas da fé, bem como testemunhos de pessoas que, após as aulas, decidiram voltar aos sacramentos ou renunciar práticas incompatíveis com nossa fé. São frutos que o Senhor permite que saibamos para nos animar a prosseguir, sabendo que a obra é d'Ele”, disse o coordenador no vicariato e um dos coordenadores gerais do curso, seminarista Felipe Cinelli.

Outro coordenador geral do curso Allexsandro Martins disse que participa desde 2014, no qual já foi secretário, professor, coordenador vicarial e organizador. Neste ano, ele ministrou aulas no Vicariato Leopoldina, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ramos.
“Com grande alegria, respondi ao convite para ministrar aulas nesta edição de verão do curso. Posso lhes dizer que tenho no final desta edição o mesmo sentimento do primeiro ano no qual participei. A melhor coisa que experimentamos é ver a alegria de nossos alunos, por terem uma semana de estudos fecunda. Muitos nos relatam sobre o encontro com Deus, o apelo à conversão e a certeza da fé que vivenciaram durante as aulas”, disse Allexsandro.

No Vicariato Leopoldina, uma das aulas sobre a Carta Apostólica “Salvifici Doloris”, que aborda o sentido cristão do sofrimento humano, foi apresentada pelo seminarista Telmo Bosco.

“Foi uma graça poder falar do sofrimento salvífico. É um tema que une a todos, e descobrir que os sofrimentos podem e devem ser caminhos de santificação trouxe paz e confiança a muitos alunos”, disse Telmo.

No Vicariato Norte, o curso foi realizado na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, com aproximadamente cem participantes.

“O curso no Vicariato Norte teve uma excelente participação. Trabalhar no Curso de Férias é uma grande alegria, pois, antes de entrar no seminário, participei de algumas edições do curso, e também foi um dos grandes instrumentos de confirmação da minha vocação. Então, é uma alegria poder retribuir de alguma forma tudo que já ganhei com o Curso de Férias”, disse o coordenador do curso no vicariato, seminarista Thiago Braga.

Da Redação
 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.