Arquidiocese do Rio de Janeiro

22º 18º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 04/08/2021

04 de Agosto de 2021

Em defesa da vida

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

04 de Agosto de 2021

Em defesa da vida

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

21/06/2021 21:32
Por: Redação

Em defesa da vida 0

Adote espiritualmente uma criança concebida que corre o perigo de ser morta pelo aborto!

A Adoção Espiritual é um amoroso acolhimento espiritual através da oração. Segundo o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro Dom Tiago Stanislaw, que deu início a essa prática, a adoção espiritual dura nove meses e consiste em uma recitação diária de um dos mistérios do Rosário e uma oração especial pela criança e por sua família.

Acesse https://adocaoespiritual.org.br/ e fique sabendo como participar.

Deus em primeiro lugar

O mundo de hoje destaca e exalta as mulheres e os homens de sucesso, principalmente quando, usando suas capacidades e talentos pessoais, aproveitaram as oportunidades e conquistaram o que o mundo valoriza tanto, o dinheiro, o poder, a fama etc. A vida exemplar é daquela pessoa, que com o próprio esforço e esperteza conquistou tudo o que possui.

Por isso até na vida da Igreja, nas obras que ela realiza e mesmo na vida espiritual, o ativismo e o sucesso pessoal estão presentes como componentes naturais e esperados.

Tantas vezes Deus não é o primeiro a quem se procura, com quem se conversa, delibera ou planeja. Hoje em dia as realizações humanas, quando planejadas, precisam ser coerentes com os padrões atuais, que a sociedade impõe ou que vai aceitar, e não com a vontade de Deus.

Valorizam-se os planos e conquistas humanas, deixando para a ação de Deus somente àquilo que está fora do alcance do homem. Por isso, quando se chega ao limite, não conseguindo progredir mais, a prática é dizer: Agora só rezar, como a última, a mais fraca e mais insignificante atitude que, perante os problemas, dificuldades, desafios da vida pode-se tomar.

Parece que há cada vez mais necessidade da ação humana e cada vez menos espaço para a ação de Deus. Parece que Deus não é mais fonte da sabedoria e do discernimento. Parece que o lugar d'Ele é de mero ajudante naquilo que já foi decidido e planejado.

A Adoção Espiritual destaca a oração pelas crianças ameaçadas como a primeira e a mais importante das atitudes com a qual devemos começar as nossas ações em defesa da vida. Somente em Deus encontraremos o sentido da nossa existência, do nosso amor, da nossa ação.

Pela oração da Adoção Espiritual fazemos o que deve ser feito como o primeiro e mais importante – apresentamos a Deus todo o drama do aborto, confiamos à Misericórdia d'Ele as crianças ameaçadas pelo aborto, as mães e os familiares delas e todos nós, esperando que Ele conduza as vidas e as ações de todos, e inspire as outras atitudes e obras necessárias para defender e promover a vida.

Quem pode participar da Adoção Espiritual?

A Adoção Espiritual é dirigida a qualquer pessoa da fé, que acredita no poder da ação de Deus, que quer acolher espiritualmente com amor uma criança que só Deus conhece e que está ameaçada pelo aborto. Podem participar mulheres ou homens de qualquer idade, casados ou solteiros, leigos, consagrados, clérigos. Aconselha-se que as crianças participem da Adoração Espiritual com a ajuda dos pais

Qual é o compromisso do participante da Adoção Espiritual?

O participante começa com a Oração do Compromisso, feita apenas uma vez no início da adoção.

Diariamente reza um dos mistérios do Rosário e a Oração pela Criança adotada espiritualmente e pelos pais dela.

Pode também, se quiser, acrescentar um propósito diário (boa ação, jejum, penitência, alguma oração, leitura bíblica etc.

Quanto tempo dura a Adoção Espiritual?

A Adoção Espiritual tem duração de nove meses.

Posso adotar mais do que uma criança?

Pode adotar somente uma criança por vez. Depois de terminar nove meses desta adoção espiritual, pode-se adotar espiritualmente uma outra criança. E depois pode repetir este ciclo quantas vezes quiser

Quando a Adoção Espiritual é interrompida?

A Adoção Espiritual é interrompida quando a pessoa perde o sentido da Adoção Espiritual e durante muito tempo para de fazer as orações

Há um dia especial para começar a Adoção Espiritual?

A Adoção Espiritual pode ser iniciada de uma maneira particular ou solene, pedindo a bênção do sacerdote; num dia comum ou numa festividade litúrgica, especialmente dedicada a Nossa Senhora; na própria casa ou na igreja.

Da Redação



 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.